segunda-feira, 26 de setembro de 2011

IDEOLOGIA CEGA... APERTEM OS CINTOS O BOM SENSO SUMIU.

        Ideologia cega... ou, ideologia que cega... não importa, o que importa mesmo, é que ela existe.

           Ideologia, ideal, simpatia por algum tipo de movimento ou ideia, não importa, o ser humano deposita sua fé em conceitos prontos, e infelizmente   estes são a grande maioria, os que contestam ou apresentam ideias divergentes ainda que totalmente plausíveis, são os loucos ou filósofos que não se prenderam ao modelo convencional de pensar à respeito do que já foi discutido à exaustão.

           "Aquele que entende o real significado da analogia... difere-se dos demais, evolui, enxerga além do que foi convencionado e corre o risco de ser execrado pela coragem de olhar além..." (Téo M.)

        Qualquer animal (Irracional?) usa a analogia, é a parte mais simples e rudimentar da consciência social, espacial, temporal... um animal que viu outro do bando ser devorado ao tentar atravessar um rio infestado de crocodilos, fará uso desta lembrança para evitar cair na mesma armadilha... é o rudimento da analogia.

         E na vida real, na hora de analisarmos candidatos, partidos, e ideologias... com certeza podemos usar a analogia e entendendo o passado, poderemos responder a pergunta que ditará nosso futuro..."é a melhor escolha?".

              O mundo mudou, a velocidade  de analise e propagação de informações é quase surreal graças ao fenômeno chamado internet.

               Por isso parafraseando Platão...  continuar no fundo da caverna, aceitando as verdades pré concebidas à respeito das sombras projetadas na parede próxima a entrada, é opção de cada um... fechar a cartilha do partido, desligar o som que toca a mesma ideologia sempre, e buscar outras respostas, é como descobrir que... "a verdade está lá fora".

               O mundo mudou, ditaduras caíram, regimes totalitaristas,socialistas, comunistas, conservadores... todos...  caíram. Será que acabou o "encanto"?

              Estas "ideologias" podem ser comparadas ao que mais próximo temos do ideal, do perfeito, e o que é mais perfeito do que o casamento dos sonhos?

                Parece que encontrou a "cara metade", no inicio são palavras novas, sensações interessantes que remetem ao encontro de todas as suas perguntas,e as respostas (supostamente as corretas), enfim, a pessoa perfeita! Mas depois de um tempo, depois que este "ser" perfeito acomoda-se em seu elevado pedestal, tudo muda, ocorrem os flertes, a traição e toda a conversa do inicio torna-se... papo furado. E aí... você paga a conta.

              (ainda bem que temos o divórcio!) 

                Certo e onde está a analogia? 

                O politico sempre parece o "par perfeito" ele sabe o que você quer ouvir, fala macio... e tem a família (partido) ideal, com valores (ideologia) que você considera importantes, então separando e encurtando... quando esta pessoa perfeita está no pedestal... para eles é o fim do futebol com os amigos, das saídas, tudo vira obrigação, e para elas, é ... barriga no tanque para encurtar mesmo. E o par perfeito? Flertando livremente para manter sua posição no pedestal.

       (vamos agradecer a Nossa Senhora do Divórcio)

              Traição é traição em qualquer nível e situação... aceitar é opção de cada um certo?

                Não importa a analogia se você leu isto sem abrir a cabeça, se parou para buscar ajuda na cartilha que "regurgitaram" em você.

                    Saia da caverna...  se tudo o que caiu no mundo da política fosse tão perfeito, não cairia concorda? É como aquela mulher bonita que te atrai... mas que tem uma fama nada boa... ou aquele cara que as mulheres acham perfeito, mas tem fama de "galinha"... e ai? Vai encarar?

     Analogia...
     Livre arbítrio...
     Bom senso...

     Se são apenas palavras jogadas após ler este texto...  melhor ter sempre um bom advogado de família à mão... entendeu a analogia?


     "O homem é livre... inclusive para escolher os grilhões que quer usar" (Téo M.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário