sexta-feira, 16 de setembro de 2011

CRIANÇAS, AONDE FOI PARAR A INFÂNCIA?

 Quem tem filhos sabe, e quem foi criança em uma época de brincadeiras saudáveis o sabe melhor ainda, não temos mais crianças, e sim mini adultos, presos em sua limitação pela idade , mas libertos para o mundo pela carga de informação nem sempre correta que é despejada por todos os meios sobre estes pequenos.

  Subir em arvores, comer goiaba no pé (quando digo no pé, quero dizer sob ou sobre a goiabeira, afinal muitos mais novos nem sabem o que é isso), andar descalço na terra, nadar, correr, brincar... sempre de imaginação solta, mas brincar como crianças, não como mini adultos.

  Os jogos de computador e video game trazem uma carga de informação e banalização da violência, que podem sim confundir os mais novos, muitos podem achar que até mesmo a menor violência é um tipo de brincadeira, basta ver jogos que incentivam o bulling, roubo de carros, tiroteios, fases do jogo em devem agir como um "cafetão", enfim toda uma sorte de tipos 
condenáveis mas que tornam-se heróis. A faixa etária à qual se destinam estes jogos deveria ser mais vigiada pelos pais, determinados tipos de jogos são verdadeiros deturpadores da realidade para menores, mas o que fazer diante de tal realidade?

   É muito dificil, aliás, praticamente impossível fiscalizar, então a boa e velha conversa, os programas de familia e atividades semelhantes podem amenizar isso, quem sabe? Afinal quem tem filhos sabe que todas as tentativas são validas, assim como achamos que nossos pais erraram em algum ponto em relação a nós, adultos e pais de hoje, nossos filhos também terão esta percepção em relação à maneira como os criamos, somos pais temos que errar mas com uma grande margem de segurança, tentar, errar e aprender... mas sempre com eles.

  Nas ruas e shoppings, meninas recém chegadas a puberdade andam maquiadas como adultos, vestidas como adultos, meninos fumam e bebem, onde estão os pais destas crianças? As ruas estão parecendo um desfile de modas e modismos de crianças que fingem ter atingido uma maturidade que ainda está longe de chegar, e a maturidade destes pais? Porquê não se faz presente?
  Meninas de pouco mais de quinze anos "namorando" homens mais velhos, queimando etapas de sua fase de crescimento e de descobertas, e os meninos então? Buscando impor sua imagem muitas vêzes através de atos de violência.

    " É a erotização e emancipação das crianças atraindo os predadores..."

  Em breve teremos brinquedos novos, mais "lúdicos" como a "Barbie Divórcio" onde a boneca fica com metade do carrinho, da casinha...   e aí? Fora o "Playmobil  Cadeia de Segurança Máxima" talvez para acostumar os jovens de hoje a uma possível realidade amanhã, quem sabe? Sem controle e acompanhamento dos pais... como será o futuro de nossas crianças?

  Malucos, molestadores, assassinos... todos estes sabem que as crianças que fingem ser adultos, estão aí, as soltas nas ruas esperando pela abordagem, e aqui vai um lembrete para os que insistem no bordão "confio na educação que dei ao meu filho", estes indivíduos, estes párias também confiam e contam com isso, com esta confiança nas crianças que são mini adultos.


   Nem mesmo dentro das escolas nossas crianças estão seguras, a escola deixou de ser o segundo lar da criança como o era antigamente, ao menos era assim que muitos a consideravam, agora, facas, armas de fogo, crianças morrem dentro de salas de aula, que exemplo é esse? Será que estes pequenos..."assassinos", imaginam que é um jogo? Que é como um video game? Pena que na vida real ninguém tenha mais de uma vida concordam?

  Pais responsáveis sabem, que não tem o direito de errar em relação a segurança, e nem o direito de dormir antes de ter a certeza de que todos estão em casa, é uma das responsabilidades que vem com a maternidade/paternidade e que nos faz aos poucos entender nossos pais e seus erros, pequemos pelo excesso para não chorarmos depois pela falta.

  Criança tem que conviver com criança, tem que brincar, correr, ser feliz de acordo com as suas possibilidades, não tentando ser um pequeno adulto que admira uma ficção que nunca vai prepará-lo para a vida real, este é um papel dos pais, não da midia, dos amigos...  não entender isso é o maior erro.

  Vamos buscar as crianças dentro dos mini adultos... nunca é tarde para ensinar, nem cedo demais para começar.

  Afinal ninguém morreu de comer bicho de goiaba, pisar na terra...          eu pelo menos ainda estou aqui.

  " Se existem os predadores como citado no texto... é porque existe a demanda positiva por parte de todos os que fecham os olhos para o problema da violência contra estes pequenos..."

    Aos pais de verdade... lembrem-se, professores são educadores no sentido escolar, social... quando falamos em educação que vem de casa, é a que ensina respeito, valores e molda o caráter, e isso é responsabilidade dos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário