sexta-feira, 16 de setembro de 2011

BULLYING, BIN LADEN E OUTRAS PRAGAS...

 Sinceramente, não sei o que é pior, creditar ao "bullying" qualquer desequilibrio como o do atirador da escola carioca, ou ao Bin Laden (depois das fotos de barba e turbante ele já era uma célula terrorista! Façam-me o favor...)tudo é desculpa para atos insanos.

    O bullying é mais antigo do que se imagina, desde que passei pelos bancos do primário... e faz muito tempo, já acontecia isso, e não me lembro de ninguém anos depois cometendo atos insanos de qualquer espécie por isso. (no máximo algum ex  CDF com uma tatuagem agora, e digo CDF sem ser pejorativo, mas demosntrando que isso é mais antigo do que se imagina) Então, vamos começar a pensar que estes desvios de caráter e conduta (tanto da vítima quanto de quem pratica o bullying) vem de casa mesmo, quem não quer ser vítima deveria poder contar com professores, coordenadores, e profissionais mais preparados (isso já é outra história) para lidar com isso,  ao contrário, a falta de preparo os torna omissos e aí... ponto para os que sentem-se bem tirando o sossego de quem não quer ser incomodado.

    São atos e palavras infelizes que visam tirar o sossego dos outros, estes não possuem um simples desvio de conduta, mas de caráter e consequente falha na educação que vem de casa, são infelizes que sentem prazer em subjugar os outros, é uma doença... e não "coisa de crianças com muita energia" como alguns pseudointelectuais bradam por aí.

    Não adianta discorrer sobre este assunto à exaustão, leiam meu texto "onde estão nossas crianças", e a minha opinião sobre erro em casa ficará mais clara.

    Em casa, ao menos nas casas onde os pais tenham consciência do que fazem e das opiniões que externam diante dos pequenos, devemos mostrar que desigualdade social, religiosa, que diferenças de raça, cor ou opção sexual, devem ser respeitadas da mesma maneira como gostaríamos de ser respeitados por eles, ser um bom profissional, ser alguém respeitado na sociedade, independe de qualquer destes fatores, e pessoas que são "caricatas", ou radicais também merecem respeito se o praticam em relação aos que os cercam. É a velha máxima, "respeite para ser respeitado".

   Existe uma frase (não me recordo o autor) que diz..."A FORÇA BRUTA DOBRA, MAS O JUSTO ARGUMENTO CONVENCE" , pode parecer piegas, mas traz uma verdade embutida, quando faltam argumentos e eficiência no raciocínio, a força bruta toma o lugar da argumentação, do diálogo. Estes com certeza serão os "PitBoys" do futuro, serão os adolescentes que bebem e matam no trânsito,serão os que levam armas para as salas de aula... enfim serão os verdadeiros infelizes, e que sempre descontarão sua frustração naqueles que parecem mais fracos.

  Aqui deixo uma dica... não existe ninguém mais fraco, subjugar fisicamente um oponente não significa vencê-lo, mas sim expor sua própria fragilidade devido à falta de capacidade de argumentar ou de simplesmente entender as normas de convivência em sociedade, mas como eu sempre digo, isso vem de casa... como dizemos no interior, vem do berço.

  Vamos parar de culpar o Bullying, o Bin Laden e outras figuras tragicômicas pela falha que vem de casa na hora de educar, e principalmente pela falta de preparo daqueles que deveriam identificar e ajudar a "corrigir" estes desvios de conduta enquanto ainda há tempo,porque depois como já bem o sabemos, nosso sistema prisional não recupera ninguém.

   Educar agora, para evitar a tentativa de... ressocializar depois.

   Vivemos em um país onde todas as culturas vivem em harmonia, todas as religiões convivem sem os "extremismos" que observamos lá fora,aos pais e educadores, vamos acordar, se isso é primeiro mundo, voltemos ao terceiro.

   Não devemos desistir de lutar pelo melhor, podemos mudar de trincheira, mas não de luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário