domingo, 22 de maio de 2016

IDEALISMO X PRINCÍPIOS

" Prefiro enfrentar um adversário que tenha princípios, do que um oponente idealista... quem tem princípios sabe o porquê do confronto, tem valor, quem luta por um ideal apenas defende os valores que lhe venderam, é massa de manobra " (T.Marques)
IDEOLOGIA X PRINCÍPIOS
Cuidado... podem até parecer termos análogos mas não, não o são.
Li dias atrás uma frase dizendo que todos somos "corruptos" em nossa essência, certo... talvez o autor da frase tenha pesado na balança o meio em que vive, ou no qual cresceu, os exemplos que vieram de casa, enfim, generalista demais, típico de quem precisa justificar alguma ação socialmente reprovável.
Deixo claro, tiro minhas opiniões de conversas, leituras, observações e daquilo que consigo lêr nas entrelinhas, por isso sempre é preciso ir muito além da superfície.
Eu poderia facilmente pegar um pesado dicionário de filosofia e compilar alguns conceitos ali, "pinçar" mesmo algumas ideias, mas se o fizesse, estaria corroborando a frase infeliz que critiquei logo de início.
Então deixo claro... minhas opiniões se baseiam em princípios, não em ideologias ou... ideais.
A... "ideologia", aquele conjunto de ideias que somadas formam a base ou até mesmo o "norte" de muitos (pessoas nada autênticas), nada mais são do que verdades prontas ( e aqui você poderia pensar, "mas esta opinião não tenta incutir uma verdade pronta ?" ), algo diferente do que expresso aqui, pois como disse observei e pesei, e sempre deixo claro, pesquisem, procurem, e verão que a minha opinião... é realmente minha.
Pois bem, estes grandes idealistas, surgem de tempos em tempos e aproveitando o momento político, social e econômico regurgitam ideias utópicas ou estapafúrdias, onde confundem sobreviver, buscar o melhor, buscar a evolução ( da maneira correta, por mérito ), com corrupção, com o ato corrupto de buscar, de levar vantagem sobre os outros, simplesmente pelo medo e receio de que alguém pense na palavra... "meritocracia". ( O verdadeiro corrupto tem medo de que seja necessário o mérito para avançar... e por isso cria um demérito geral, buscando nivelar por baixo para poder sobressair, para poder ser... notado )
Sabe aquele tipo de pessoa que pensa... "que se dane se está ruim para os outros, para mim está bom demais ?". Pois é.

E quem compra estes ideais prontos ? Aquele que se identifica com isso, que lá no fundo, limita-se, que não se vê capaz de evoluir porque é mais fácil acreditar que os outros estão sendo corruptos, desonestos ou que estão levando vantagens indevidas sobre ele, e assim toma como princípios pessoais esta ideologia, e aceita barbaridades como esta, de afirmar que todos nascem corruptos.
Um exemplo simples ?
O recem nascido, que grita e expande os pulmões após o parto, buscando ar, tanto ar quanto for possível aspirar, está roubando ar dos outros à sua volta ? Está buscando uma vantagem indevida ? Então aos olhos de quem elabora frases generalizando a corrupção desde o nascimento, esta criança já está "abusando" em sua chegada ao mundo ? ( exemplo grotesco e talvez grosseiro, mas para quem compra certas verdades prontas... )
O princípio é diferente, é aquilo que vem da formação, vem de casa, vem dos exemplos que se fixaram realmente na criança, na pessoa, pois foram marcantes, e mais do que isso foram corretos em um mundo incorreto, mas vieram do seio familiar, do meio onde nasceu e cresceu, e diante de tudo o que ocorre de errado à sua volta, o torna "persona non grata" em vários meios, pois é regido por princípios,e não por ideologias, que nada mais são, do que a adaptação dos princípios mastigados e pré digeridos, criados e pensados para corroborar qualquer ação seja ela passada, presente ou futura do indivíduo.
Se o princípio é errado, equivocado, se é fruto de um mal exemplo, isso vai se manifestar no comportamento lá na frente... pare, observe, pense.
Não confunda ideologia e princípios... um você aceita pela preguiça de pensar, de buscar lá no fundo ( se esteve presente claro ) em sua criação, e formação o bom exemplo, e o outro... é o resultado do meio, um conceito pode ser mudado ou repensado, mas ele jamais irá aterar um princípio, uma herança de bom exemplo,e uando ocorre este sim é um corrupto, pois deixou-se abalar em seus princípios que não deveriam ser tão bem enraízados.
E como é leviano e impossível saber, não caia na máxima de quem precisa justificar erros e escolhas equivocadas, dizendo que todos são corruptos, isso demonstra falta de princípios e dependência de ideologias prontas, seria preguiça de pensar, ou de... defender aquilo que é o certo, em meio à tudo o que nos cerca de errado ?
Daí vem a ideia fácil e pronta, de que uma pessoa honesta, em meio à corruptos vai ceder a corrupção.
Se é uma pessoa de princípios... não, mas se é alguém que precisa de um ideal... certamente a linha tênue que divide o certo do errado, será bem elástica, maleável, moldável ao meio por mais pernicioso que este possa ser.
Quem vende uma ideologia, está "adestrando", brincando de... "jesuita" ( nada contra os jesuitas mas servem de bom exemplo ) catequisando para escravizar por um ideal, suprimindo os princípios daqueles menos preparados fáceis de manobrar, de conduzir, para que possam servir com o mínimo de questionamentos.
E para desespero destes... "adestradores/catequisadores"existem pessoas que apesar do meio nada favorável, do ambiente permeado de maus exemplos e difuculdades, possuem a capacidade moral, de identificar o que não lhes serve, e mesmo comendo o pão que o diabo amassou... constroem-se e cercam-se de bons princípios, o indivíduo será fruto do meio que mais lhe "aprouver" dependendo de sua essência,e somos todos únicos, por isso, seguir o caminhomais fácil, seguir o chão marcado pela boiada... é opcional, e aí vê-se quem compra ideais ( pela comodidade e conveniência ) e quem tem... princípios.

Quem não cai nessa... é... "reacionário".
Só para pensar.
Rogério Marques
22/05/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário