domingo, 26 de outubro de 2014

BRASILEIRO X "BRASILEIRO".

      


         Afinal, qual a melhor descrição do sentimento que assola cerca de 50% dos brasileiros neste momento ?
       Sim, assola, assombra, espanta...  e em alguns casos simplesmente enoja aqueles que possuem a mínima noção de política, aqueles com o mínimo de consciência política.
         Conheço vários petistas, comunistas, socialistas de plantão... e ainda que a intransigência seja a marca da política de cartilha, ou da política brasileira em sí, os respeito como pessoa, e como ser humano, o que não me obriga a ser condescendente com a opção política de cada um.
         E neste caso admito sim, ser extremista, pois vejo a política de maneira diferente, eu vejo o "eleito" como funcionário público em cargo de confiança, e não como um ganhador de um prêmio para promover toda e qualquer "lambança" durante quatro anos.

          Pessoas que eu julgava "coerentes" e inteligentes o suficiente para digerirem as diferenças políticas, me ceifaram de seu convívio,  e alguns que me assustaram com uma certa ignorância bem disfarçada, chegaram a me boicotar profissionalmente.
             Então estes vejo como meros peões pela vida, no tabuleiro podem imaginar estar à frente, mas em breve perceberão que estão à frente para que sejam sacrificados no jogo. ( em todos os sentidos )

               E antes que alguns banhados em melindres vistam carapuças que não existem, deixo uma dica...  (sem presunção alguma, apenas algo que sigo) " pesem na balança o que a pessoa significa para você, e não sua ideologia".

                Mas, vou chegar ao texto tema desta divagação pós apocalipse eleitoral.

                  O que ví, foi o incentivo da disputa entre... "brasileiro" e brasileiro.

                  Ví um partido que contou com o aparelhamento do estado, criar e fomentar uma campanha de terrorismo infundado e desmedido, criaram um terror virtual sem precedentes, e o pior, alguns totalmente desprovidos de caráter e vontade própria (manipuláveis... caso seja necessário traduzir), orgulhosamente se expunham como terroristas virtuais mesmo, sem face, sem perfil, apenas os costumeiros "fakes" que acobertam toda e qualquer covardia, mais do que os covardes que se escondem dentre a massa para agir.
                 
                  Vi também, um candidato sem coragem, sem "culhão", mal assessorado ( se é que havia assessoria de campanha), que não sabia aproveitar os "ganchos" deixados pela oponente em suas falas muitas vezes ininteligíveis.

                    Agora... neste momento de perplexidade, vejo um país que apesar dos inúmeros e incontaveis partidos, divide-se entre contentes e descontentes.

                      A vitória, ainda que não me agrade, foi democrática, prevaleceu a vantagem bem trabalhada pela candidata, a assessoria, a capacidade de manobrar e mobilizar as massas, e principalmente a desenvoltura em criar factóides populistas. Neste ponto devo admitir... foram imbatíveis.

                      Mas enfrentaram um adversário fraco nestes quesitos.

                      Agora, que futuro nos aguarda ?

            A maior estatal brasileira continuará como cadaver vilipendiado diariamente ? Será ainda utilizada de maneira equivocada para controlar artificialmente a inflação e assim quebrar de vez ?

                   Como... serão atraídos os investidores que realmente interessam ?

                   Como serão reabertos mercados outrora fechados por ideologia ?

                  Quando o assistencialismo será substituído pela preparação efetiva de mão de obra ?

                Quanto poderá ser recuperado dos fundos perdidos (inegável) do BNDES, tão errôneamente utilizado para favorecer países vizinhos ?

                      Quem cobrirá o FGTS desviado para cobrir o BNDES ?

                     Como ficará a improbidade administrativa em todos os níveis ?

                    Como fica agora o crime eleitoral com o uso indevido da máquina dos correios ?

                      Estas eleições não separaram apenas o povo brasileiro, criaram verdadeiras dissidências em ambientes profissionais, em amizades e diria até... em amores, e quem sabe até mesmo no seio familiar.

                        Prova cabal de inaptidão para lidar com diferenças.

                        Prova de imaturidade.

               Não vejo realmente um futuro certo, quanto mais um incerto, pois no Brasil atual, nunca se sabe o que pode sair debaixo dos tapetes, e principalmente como estes funcionários públicos, ocupantes de cargos de confiança, reagirão, pois creio que se cada meliante pudesse julgar a sí mesmo, todos os crimes seriam escusáveis.

                 Me assusta o fato de que muitos, mas muitos mesmo... se diziam partidários do atual governo, com base em números e fatos gerados à partir do próprio governo,e neste ponto deixo a seguinte pergunta no ar... "ALGUM CANDIDATO, OU PARTIDO... PUBLICARIA OU DEIXARIA QUE FOSSEM PUBLICADOS CASO CONTROLASSEM A MÁQUINA OFICIAL, DADOS E NÚMEROS QUE PUDESSEM ATRAPALHAR SUA CAMPANHA ? "

                     Inúmeras vezes ao fazer esta pergunta publicamente, me deparei com respostas que demonstraram o despreparo do eleitor, que acabava citando os números fornecidos pelo candidato em sua campanha.

                     Agora, só desejo que aqueles que não sabem realmente separar a pessoa do eleitor, afastem-se mesmo... cônscios de tal ato e de suas consequências.

                         Mas desejo também, que o Brasil saiba sobreviver ao que virá.

             Negatividade ? Jamais, mas seria incoerente viver sem meu pragmatismo político.
                         
                    O Brasil...       não vive uma nova fase, mas sim uma velha e conhecida, a do voto de cabresto.

                         Continuarei um crítico cético das políticas atuais, e para quem verdadeiramente me conhece, e sabe, não deixarei de criticar qualquer lado, e caso alguns não se recordem, eu critico sim tanto a situação quanto a oposição, pois se uma não souber ser contraponto à outra, então jamais viveremos uma democracia.

                          Sou brasileiro, tenho orgulho do nosso hino, das côres de nossa bandeira, dos nossos símbolos pátrios ( pavilhão nacional, selo nacional, nosso brasão, e nossos hinos para quem não sabe o que significa isso).

                           Gostaria de poder comparar o meu país... Brasil, as melhores e mais avançadas democracias do mundo, gostaria de vê-lo ( o Brasil... sempre bom explicar), nivelado por cima,e nunca por baixo como agora, quero ver meu país com indicadores de saúde, educação e economia, condizentes com a nossa grandeza, condizentes com o potencial tolhido por uma administração equivocada e tendenciosa, principalmente no tocante à ser paternalista e assistencialista com ditaduras e regimes totalitaristas ao redor do mundo.
                          Envergonha-me ( e tenho certeza de que muitos  brasileiros partilham deste sentimento ) que uma pessoa representando o nosso país, chegue a ONU para recriminar as respostas duras contra os terroristas mais cruéis e sanguinários, sugerindo não ataques, mas... diálogo. ( talvez o mesmo diálogo que eles poporcionaram as vítimas de suas decapitações quem sabe ?)

                          Agora... é tempo de parar e levar em consideração que para "sobreviver", não podemos ser mais "brasileiro" contra brasileiro, pois na atual conjuntura, todos estamos em desvantagem, e ainda que alguns vislumbrem algo de bom em nosso futuro, não tenho receio algum em dizer que será uma decepção.

                              Parabéns aos eleitos... que saibam que são funcionários públicos em cargo comissionado pelo povo... e passíveis de punição e de desligamento do serviço público, primcipalmente se os bons preceitos da administração pública não forem observados. ( quem sabe um dia esta utópica imagem de justiça torne-se real... até mesmo para aqueles que no momento, veem o que lhes é ordenado )

                             Um grande estadista disse;

                             "NÃO PERGUNTE AO SEU PAÍS, O QUE ELE PODE FAZER POR VOCÊ... MAS SIM O QUE VOCÊ PODE FAZER POR ELE"(JFK)

                            Pena que nossos governantes não façam esta pergunta diante do espelho... isso sim seria utópico.                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário